SFI é o município fluminense com mais moradores na classe E

É com muita tristeza que o blog do Noel Junior faz chegar até você, a informação abaixo, divulgada nesta tarde, no blog do Roberto Moraes. Confira.

” 26,4% dos moradores de São Francisco do Itabapoana (SFI) estão nesta classe E e 32% na classe D. Assim, quase 60% da população de SFI estão nas classes D e E. Este dado indica que a população de SFI é mais pobre de todo o nosso estado. Os moradores de SFI também tem a menor renda média entre os municípios fluminense com R$ 389 e com este valor é 3.568º no ranking entre todos os 5,5 municípios brasileiros, incluindo o Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

PS.: Os indicadores são do CPS/FGV com dados do Censo 2010 do IBGE divulgados nesta segunda-feira no Rio de Janeiro”

One thought on “SFI é o município fluminense com mais moradores na classe E”

  1. Em 2003, O Jornal “O Globo” publicou uma pesquisa do Professor Marcelo Néri do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV), que classificava São Francisco de Itabapoana como o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o pesquisador, 43,8% da população do município viviam abaixo da linha de miséria. Naquele período, o professor estipulou como linha de miséria uma renda familiar per capita de R$79,00, valor mínimo necessário para se comprar uma cesta de alimentos para atender às necessidades calóricas básicas de uma pessoa de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde.
    Os dados divulgados recentemente pelo CPS/FGV confirmam que São Francisco continua figurando na lista dos municípios mais pobres do Brasil. Passaram-se oito anos e quase nada mudou.
    É muito triste sim caro Noel Júnior, mas isso não é novidade. Geralmente, quando pensamos em miséria, logo imaginamos o Nordeste brasileiro, a África Subsaariana. Entretanto, a miséria está bem próxima de nossas casas: basta que percorramos alguns bairros do nosso município, para constatarmos essa triste realidade.

    Marcelo Silva – Barra de Itabapoana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.