Secretaria de Saúde de São Francisco realiza mobilização para lembrar o Dia Mundial sem o Tabaco

Equipes dos programas da Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizaram na manhã desta quarta-feira (29/05) uma mobilização para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) e alertar às pessoas sobre as causas negativas do uso de cigarro. A concentração foi no trevo das praias. O grupo percorreu toda Avenida Vereador Edenites da Silva Viana até a praça da matriz do Padroeiro São Francisco de Paula.
Para despertar a atenção das pessoas, as equipes traziam faixas e cartazes mostrando as consequências que o uso do cigarro pode trazer para o fumante como câncer de pulmão, enfisema pulmonar, bronquite crônica, entre outros. Também foram distribuídos entre os comerciantes e moradores diversos folders e panfletos informativos.
Essa iniciativa também será praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, que é conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco. A ação movimenta todos os países na luta contra o vício. O objetivo é conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doença.
  – O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais. Por isso é necessário que as pessoas entendam que, se deixarem de fumar, estarão optando por uma melhor qualidade de vida e consequentemente menos problemas para sua saúde – alertou o secretário de Saúde de São Francisco, Jayme Tinoco.
A coordenadora de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria de Saúde, Ana Paula dos Santos, que foi a organizadora da caminhada, deu alguns destaques. “Dados do Ministério da Saúde apontam que a fumaça do cigarro reúne cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes. Consequentemente só no Brasil 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo. Portanto, fique atento”, sintetizou a coordenadora. Fonte: Ascom –SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.