
A participação dos órgãos municipais no cerimonial será concomitante às ações de segurança do Comitê Central, que ficará a cargo do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e agentes da Força Nacional de Segurança. As forças auxiliares (Polícias Militar e Civil) vão atuar num regime especial nos bairros onde são registrados maiores índices de violência. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) fechará o espaço aéreo sobre a cidade.
Nos detalhes finais da participação dos órgãos municipais, ficou confirmada a participaçã da Banda da Guarda Civil Municipal e de 50 meninos e meninas da Guarda Mirim, na abertura da solenidade, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Campos.
A solenidade de recepção da Tocha Olímpica será na Vila Olímpica do Jardim Carioca, de onde o símbolo das Olimpíadas atravessará o Rio Paraíba, e terá apoio logístico para a segurança, com boias de limitação do percurso e uma embarcação e jet ski até o Cais da Lapa, onde será iniciado o revezamento da Tocha até o Centro de Eventos Populares, Osório Peixoto (Cepop). Ururau