Navio sonda em águas sanfranciscanas

Em uma postagem anterior, feita na semana passada, disse aqui no blog que um navio se encontrava no litoral de São Francisco e, que o mesmo, realizava o trabalho de contenção de óleo que vazou do Campo de Frade. Veja abaixo, imagens do navio tiradas por este blogueiro, na praia de Guaxindiba.

Bom, a informação pode até ser verdade, mas observando as fotos de satélite acima, fiz uma outra leitura. A primeira imagem mostra que a mancha de óleo está indo em direção contrária ao nosso litoral, algo em torno das cidades de Macaé, Búzios entre outras. A segunda imagem mostra a divisão das linhas ortogonais. Os pontos em rosa, são poços de petróleo e, São Francisco está dentro das linhas, provando que estamos em perímetro ou área de produção. Sou leigo no assunto, mas entendo que se o navio acima não realiza trabalho de barragem de óleo, ele no mínimo, está à procura ou quer se certificar de alguma coisa. O que deve ser, já que é um navio sonda?! Não é a primeira vez que um navio ou plataforma aparece em nosso litoral, essa prática já vem sendo feita há algum tempo.

Nota: Lembro que no ano de 2002, estive com então secretário de estado de Minas e Energia, Industria Naval e Petróleo Sr. Wagner Victer em seu gabinete e, na oportunidade, perguntei porque que São Francisco não era reconhecido como produtor de petróleo, ele respondeu, que faltava na cidade uma força política. Pelo jeito continuamos sem essa força política neh!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.