Mulheres que bebem envelhecem melhor, afirma pesquisa

Nada de exageros! Mulheres que tomam bebidas alcoólicas de maneira moderada todas as noites tendem a envelhecer com mais saúde, segundo uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard.

O estudo, publicado na revista científica “PLoS Medicine”, concluiu que aquelas que bebiam com moderação –meio litro de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilado por dia– tinham chances bem maiores de chegar com saúde aos 70 anos do que as que bebiam demais ou mesmo as abstêmias.

A análise dos hábitos de 14 mil mulheres também concluiu que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana do que concentrar o consumo de álcool nos fins de semana.

Em comparação com abstêmias, mulheres na faixa dos 50 anos que bebiam cerca de duas bebidas por dia tinham 28% mais chance de atingir o que os cientistas americanos chamaram de “envelhecimento saudável”, que significa um bom nível geral de saúde, livre de problemas como câncer, diabetes e doenças cardíacas a partir dos 70 anos.

Os especialistas não sabem, no entanto, se é o álcool que gera o benefício ou se outras coisas que acontecem simultaneamente nas vidas dessas mulheres que as tornam mais saudáveis. Fonte: Folha.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.