Decreto publicado mantém fase verde e faz algumas alterações

Mais um decreto foi publicado nesta quinta-feira (08) atualizando o Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, com base nas análises das últimas duas semanas a respeito dos números da covid-19 no município. Devido a estabilização na disseminação observada pela equipe técnica, o município pôde se manter no Nível 2, Fase Verde. Em publicação suplementar, o Diário Oficial desta quinta traz algumas adaptações ao plano, entre elas, a permissão de acesso a menores de 6 anos a shoppings, lojas das galerias, restaurantes, lanchonetes e similares -tomadas todas as precauções para evitar o contágio pelo novo coronavirus.

A publicação também traz a permissão de acesso à Serra do Itaoca sem restrições de dias, mantidas as demais regras constantes no decreto 118/2020. O horário de acesso à Serra está mantido entre 7h e 18h, permanecendo o limite de 35 pessoas por vez. Continua vedado o acesso a shoppings e a lojas das galerias para maiores de 60 anos, permitida, somente, a entrada para trabalhadores e prestadores de serviço com esta idade (ou mais), no exercício de suas funções.

O decreto nº 289/2020 mantém o nível 2 até o dia 18 de outubro. As adaptações, também publicadas nesta edição, passarão a valer a partir desta quinta (decreto nº 290/2020).

– Ultimamente o Boletim tem apresentado um aumento de confirmação no número de casos, contudo, trata-se de demanda anterior, que se consolidou graças a busca ativa que o município vem realizando para fazer um panorama na situação municipal. Tendo analisado os números e visto que o município encontra-se ainda estabilizado quanto a disseminação do contagio do vírus e a capacidade de atendimento da saúde, foi possível manter a fase verde e promover algumas adaptações- explica o membro do Gabinete de Crise para Ações de Prevenção e Combate ao Enfrentamento ao Coronavírus, Fabio Bastos.

Vigilância em Saúde – O Departamento de Vigilância em Saúde do município atualiza diariamente o boletim de casos da covid-19 e esta semana, devido ao número de confirmações apresentadas, vem reforçando que “estão sendo divulgados casos confirmados de covid-19 registrados em meses anteriores nos laboratórios – somado às notificações concentradas na Vigilância em Saúde do Município (unidades de saúde e testes realizados pela Prefeitura). Esse registro é reflexo da obrigatoriedade de notificação pelos laboratórios do Município. Além disso, a Prefeitura vem realizando a Testagem Itinerante e os testes agendados via aplicativo Dados Bem cujas notificações seguem acontecendo diariamente”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Foto: Tarcísio Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.