
Os hábitos alimentares na gravidez podem alterar o DNA do bebê em gestação e elevar o risco de obesidade na infância. É o que sugere um estudo realizado por equipe internacional de cientistas e que será publicado na revista “Diabetes”, no próximo dia 26. Os autores descobriram que comer uma grande quantidade de carboidratos modificou pedaços de DNA, deixando as crianças mais gordas.
Acredita-se que um bebê em desenvolvimento tenta prever o ambiente no qual vai nascer buscando pistas em sua mães e ajustando seu DNA. Os resultados, diz a Fundação Britânica do Coração, mostram que é preciso oferecer um melhor suporte nutricional e estilo de vida saudável às mulheres.
– O que surpreende é que os dados explicam 25% da variação nos índices de obesidade aos seis ou noves anos – disse o pesquisador britânico Keith Godfrey, líder do estudo e professor na Universidade de Southampton.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/04/18/comer-acucares-na-gravidez-altera-dna-de-bebes-causa-obesidade-na-infancia–