Censo 2010: 86% domicílios de SFI sem rede de esgoto e 75% sem água

O blog recebeu no último dia 17, email do Sr. Marcos Paulo Hinan, referente a matéria que foi ao ar no blog do Roberto Moraes. Confira abaixo:

Os dados do Censo 2010 expôs uma realidade já conhecida: o município de São Francisco do Itabapoana é o que tem um dos mais baixos indicadores entre os 92 municípios fluminenses de qualidade de vida. Na área de saneamento é terrível: dos 13.497 domicílios do município, 75% deles não têm acesso à rede de distribuição de água. 86% não têm rede de coleta de esgotos. 26% não têm coleta de lixo e 3% não têm banheiro.
O município que tem uma grande extensão com 1.111 km² de área (5º maior do estado), possui 3.866 domicílios não ocupados e 7.963 domicílios ocupados ocasionalmente, a maioria nas praias de seu imenso litoral, que somados totalizam 11.829 domicílios, que quase iguala os 13,4 mil ocupados. Mesmo com o maior litoral entre todos os municípios fluminenses, SFI não recebe royalties como produtor, ficando espremido, pelas regras atuais de rateio entre São João da Barra e Presidente Kennedy no estado do Espírito Santo, dois produtores de petróleo. Tem-se informação de alguns investimentos que estão sendo feitos no presente pelo governo estadual, mas, isto é muito pouco diante da precariedade de equipamentos públicos do município e das demandas de seus 41 mil moradores.
Pode ser legal, sob o ponto de vista jurídico, mas inadmissível, sob o ponto de vista político e de cidadania que seus vizinhos recebam milhões e bilhão em royalties, enquanto por lá, as necessidades são de toda a sorte. Lamentável, que além do governo estadual (este e os anteriores), também, os gestores dos ricos municípios vizinhos ignorem o fato e não tenham pensado num projeto regional de desenvolvimento.”

One thought on “Censo 2010: 86% domicílios de SFI sem rede de esgoto e 75% sem água”

  1. Campanha nova no ar!!! "Vamos VAIAR o Prefeito Beto Azavedo em Atos Públicos!" Essa campanha são para pessoas indigndas, revoltadas, com a atual administração do prefeito Beto Azevedo. Vamos aproveitar os momentos de discurso dele em festas com artistas a nível nacional, inaugurações e etc. Eu já VAIEI ele em duas ocasiões, a 1ª foi durante a show de Daniel na festa de São Francisco de Paula, a 2ª foi na inauguração dias atras em Gargaú. Não perca nenhuma chance, Vaie também!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.