Os benefícios da gratidão

Agradeça antes mesmo de receber! A gratidão não é simplesmente um ato, e sim um sentimento que traz vários benefícios para a vida de quem é verdadeiramente grato.

É muito fácil ter gratidão após receber uma benção, e mesmo assim, existe pessoas que não estão nem aí. Mas é no momento mais difícil, mais doloroso, que temos a chance de fazer valer nossa gratidão.

Vivi situações na vida que ser grato foi o melhor a ser feito. Grato pelas pessoas que chegaram e foram embora, grato pelo choro, grato pelo ar que respiro, grato pela experiência vivida, grato a Deus por me sustentar em meio as provas, para que hoje eu estivesse aqui – grato por estar dando a volta por cima e – escrevendo este artigo na certeza de que pessoas serão impactadas.

Mentalize e atraia para perto de você o que almeja. O universo não vê o problema. Ele entende que tudo que você cria pode ser verdade. A sua visão sobre o que deseja é poderosa. Portanto, agradeça pelo que estar por vir. Veja! Sinta! Visualize! Seja uma viagem. Um casamento. Uma casa. Uma vida com Deus. Visualize!

Um estudo realizado em 2017 e publicado no jornal científico Scientific Reports demonstrou que pessoas que expressaram o sentimento de gratidão, ficaram mais calmas e menos ansiosas.

A gratidão é uma energia rápida e poderosa. Uma mente grata está com os pensamentos voltados para abundância em vez de reclamações e lamentações, as energias vibram positivamente ao redor dessa pessoa e assim vai atraindo mais coisas boas, em um ciclo positivo. Reclamar cria pobreza. É a receita do mal, do fracasso.

Uma pessoa que se coloca como vítima e só consegue reclamar e ver as coisas negativas que acontecem em sua vida, pode ter o seu sistema endócrino ativado de forma negativa, liberando constantemente hormônios de estresse, como o cortisol e a adrenalina, mas o corpo humano não está preparado para viver em constante estado de estresse e acaba se tornando vulnerável a doenças.

Já uma pessoa que é constantemente grata pelas coisas boas que tem na vida, apesar de algumas pedras no caminho, faz com que o corpo ative neurotransmissores do bem-estar em seu cérebro, como a serotonina e a dopamina, que deixam a mente calma e em estado mais criativo.

Quanto mais a gratidão for trabalhada em sua mente, mais equilibrado seu psicológico será.

Caso queira mudanças na forma de viver, listei abaixo, algumas dicas para você:

Aprecie pequenas coisas:
A vida é simples! Todos os dias ao acordar procure 3 motivos ou razões para ser grato, aos poucos o sentimento vai invadindo a sua vida positivamente. Pode ser qualquer coisa que te faça estar satisfeito naquele momento como por exemplo: “ sou grato por hoje o dia ter sol” “sou grato por ter meus pais” “sou grato por ter filhos saudáveis” “sou grato por ter o que comer”.

Demonstre o sentimento de gratidão com ações:
Retribua! Às vezes dizemos obrigado para alguém que fez algo bom por nós, mas é importante na primeira oportunidade retribuir a corrente do bem, com alguma ação positiva para a pessoa como retribuição e gratidão expressada em forma de gestos.

Se conecte com o ‘AGORA’ através dos 5 sentidos:
Use sua visão, seu tato, paladar, olfato e audição para registrar o seu momento presente. O que você está vendo, ouvindo, cheirando, tocando, saboreando neste segundo? Já parou para pensar?

Procure ver o lado bom das coisas:
Tudo o que acontece com a gente pode ter um lado positivo, as vezes pode ser mais difícil de enxergar, ou levar algum tempo para podermos compreender o que de positivo alguma experiência negativa pode nos trazer. Até o aprendizado de ter passado por algo negativo conta como algo positivo, para não errar novamente.

Espero ter contribuído com seu crescimento.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.